Como funciona uma porta automática?

As portas automáticas funcionam por meio de sensores que acionam o processo de abrir e fechar.  Esses sensores são divididos em:

– Sensores de pressão: No início da automatização através da tecnologia, as portas automáticas, de forma geral, funcionavam por meio do sensor de pressão.

Ele é uma espécie de tapete de controle que é instalado próximo à porta para detectar a presença de pessoas. Os tapetes, assim que detectavam mudanças no peso ou na pressão no lugar que estavam instalados, abriam ou fechavam as portas.

Hoje, essa tecnologia está obsoleta e os sensores funcionam, na sua maioria, de duas maneiras, por movimento ou temperatura, e são classificados entre ativos e passivos.

– Sensores ativos: O sensor ativo é o mais comum na automatização das portas.

Ele funciona como um sensor de presença e toda a sua ação se dá por meio de ondas infravermelhas que são transmitidas ao receptor.

Quando uma pessoa se aproxima do raio de alcance do receptor, irá interagir com as ondas, fazendo com que o receptor não as receba.

Esse processo faz com que o sistema entenda que a porta não pode ser fechada.

Quando a pessoa já não está mais no alcance, as ondas serão recebidas, dando o sinal que a porta pode ser fechada.

Esse sistema também é muito utilizado nas portas de elevadores.

– Sensores passivos: O sensor passivo é mais sensível que o modelo ativo e detecta mudanças das ondas infravermelhas por meio da temperatura do corpo humano.

Esses sensores podem ser instalados em portas automáticas tanto nos modelos deslizantes, como nos pivotantes.